Romênia Revolta-se e Leva Caso ao Tribunal Arbitral do Esporte Após Controversa Virada no Pódio do Solo em Paris 2024

As autoridades romenas protestaram nesta terça-feira contra o que chamaram de tratamento “desonroso” dispensado a duas de suas ginastas na final do solo, realizada na segunda-feira. A brasileira Rebeca Andrade conquistou o ouro, à frente das americanas Simone Biles, prata, e Jordan Chiles, bronze.

O que aconteceu?
A ginasta romena Ana Barbosu, que terminou as apresentações em terceiro lugar, já estava comemorando a medalha para o seu país quando a nota de Jordan Chiles foi revisada. Barbosu ficou arrasada ao perder o bronze para a americana.

A Federação Romena de Ginástica anunciou nesta terça-feira a sua intenção de apresentar dois processos perante o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) devido ao ocorrido. A presidente da Federação, Carmencita Constantin, confirmou a informação à AFP.

Repercussão Política
O primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, anunciou que decidiu não participar da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris no próximo domingo, em protesto contra o tratamento dispensado aos atletas romenos. “Nossos atletas foram tratados de maneira totalmente desonrosa”, disse Ciolacu, classificando o episódio como uma “flagrante injustiça”.

Detalhes da Competição
Ana Barbosu, que foi a penúltima a se apresentar, somou 13.700 pontos, garantindo inicialmente a terceira colocação, atrás de Rebeca Andrade e Simone Biles. Jordan Chiles recebeu inicialmente a nota de 13.666. No entanto, a ginasta americana pediu revisão de sua nota, e os árbitros aumentaram para 13.766, o que a colocou na terceira posição, deslocando Barbosu para o quarto lugar.

Quadro de Medalhas
Ouro: Rebeca Andrade (Brasil)
Prata: Simone Biles (Estados Unidos)
Bronze: Jordan Chiles (Estados Unidos)