A repórter do Grupo Globo, Victória Henrique, foi alvo de intolerância religiosa e viu uma queda no número de seguidores ao se expressar abertamente sobre sua fé na Umbanda em suas redes sociais.
O que aconteceu?
Victória Henrique, jornalista da Globo, enfrentou uma onda de ataques preconceituosos ao compartilhar sua experiência com a Umbanda, uma religião afro-brasileira, em um vídeo postado online. Em consequência, ela relatou uma perda significativa de seguidores, mas deixou claro que sua liberdade e autenticidade são inegociáveis.
A repórter enfatizou que não pretende se esconder ou mudar para agradar os outros, afirmando: “Perdi seguidores porque postei um vídeo sobre a Umbanda. O que é importante para mim continuará sendo compartilhado aqui. Não estou disposta a adoecer fingindo ser quem não sou. Minha liberdade, em todos os aspectos, é inegociável. Se gostou, ótimo; se não, sugiro que resolva suas questões na terapia.”
Victória também sublinhou a relevância de sua presença na televisão, destacando seu papel na promoção da igualdade e justiça social. “Fui a primeira pessoa a aparecer ao vivo, em um telejornal do Rio, usando tranças, em uma das maiores emissoras do país. Minha reportagem sobre médicos negros no combate à pandemia foi pauta em diversos veículos, inclusive na França.”
Ela concluiu afirmando que o número de seguidores jamais será mais importante que sua espiritualidade e que continuará a resistir. “No dia em que o número de seguidores for mais importante e eu tiver medo de postar sobre a minha espiritualidade aqui, já posso mudar de nome. Seguimos resistindo. Sempre.”