Veja o que é FATO ou FAKE na entrevista de Lula para o Jornal Nacional

Candidato do PT fez a terceira entrevista da série conduzida por William Bonner e Renata Vasconcellos.

FATOS citados pelo candidato Lula em sua entrevista

  • “Foi no meu governo que a gente criou o Portal da Transparência.”

Certamente o Portal da Transparência foi lançado em 2004 pela Controladoria-Geral da União (CGU), durante o primeiro mandato de Lula. O site é a principal ferramenta de divulgação de dados públicos da administração federal.

  • “Eu escolhi o Procurador-Geral da República da lista tríplice”

lista tríplice que indica os candidatos ao cargo de Procurador-Geral da República é votada pela Associação Nacional dos Procuradores da República. O presidente não é obrigado a escolher um dos nomes da lista para o cargo. Mas trata-se de uma tradição que prestigia a categoria.

  • “Quando tomei posse em 2003, o Brasil tinha 10,5% de inflação, 12% de desemprego, devia 30 bilhões ao FMI, nós tínhamos uma dívida pública de 60,4%.”

Segundo o Banco Central (BC), a inflação de 2002 foi de 12,53%, um pouco acima do mencionado pelo candidato. Lula, no entanto, se corrigiu em uma fala seguinte, citando uma inflação de 12%.

  • “MST é o maior produtor de arroz orgânico do Brasil.”

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem a maior área plantada de arroz orgânico da América Latina em seus assentamentos. A produção era estimada em 12 mil toneladas em 2021.

  • “O nome Centrão foi criado para derrotar a gente na constituinte de 88.”

Certamente o Centrão é um grupo suprapartidário com perfil de centro e de direita criado durante a Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1988. Era formado por integrantes do PFL, PMDB, PDS, PTB, PL e PDC.

  • “Em 2003, eu tinha apenas um mês de governo, eu criei o grupo de amigos junto com os Estados Unidos. Junto com a Espanha pra resolver as pendengas entre a Venezuela e a Colômbia.”

Entretanto em janeiro de 2003, a Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou a criação do Grupo de Países Amigos da Venezuela. Faziam parte o Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, México e Portugal.

FAKES citadas pelo candidato Lula em sua entrevista

  • “A gente criou a lei contra a lavagem de dinheiro.”

Mas a Lei 9.613, que tipificou e definiu punições para o crime de lavagem de dinheiro, entrou em vigor em março de 1998, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Entretanto a legislação foi alterada em 2012, durante o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. Para tornar mais eficiente e rigorosa a persecução penal de crimes de lavagem de dinheiro

  • “Criamos a Coaf pra cuidar de movimentações financeiras atípicas.”

Entretanto o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) foi criado pela Lei 9.613, de 1998, cinco anos antes do início do primeiro mandato de Lula.

Ludmilla revelou que mexeu uns pauzinhos para que Brunna participasse do BBB

  • “A gente colocou a CGU com um ministro para fiscalizar.”

Certamente a medida provisória de número 2143-32. Que alterou a estrutura da Presidência e dos Ministérios, estabeleceu que o Corregedor Geral da União (CGU) teria status de ministro. A lei é de 2001, portanto, antes do mandato de Lula, que começou em 2003.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

I accept the Privacy Policy