A atriz Juliana Paes, conhecida por seu trabalho em diversas novelas e séries de sucesso, revelou pela primeira vez que sofreu abuso sexual na adolescência. A declaração foi feita em uma entrevista com a jornalista Maria Fortuna, durante o videocast “Conversa vai, conversa vem” do jornal O GLOBO.
Juliana compartilhou que o papel de Liana, sua personagem na série “Pedaço de mim”, trouxe à tona memórias dolorosas de traumas que ela viveu. Na trama, Liana é estuprada por um amigo e engravida de dois homens diferentes, o que fez Juliana refletir sobre suas próprias experiências e dores.
“Acredito que toda mulher já passou por alguma forma de violência, seja em menor ou maior grau. Eu vivi isso na minha adolescência e lembro da sensação devastadora que seguiu o ocorrido”, revelou a atriz. “Nunca falei sobre isso de forma tão aberta, mas hoje me sinto mais preparada para compartilhar. Lembro que, após o acontecimento, minha vontade era de apagar tudo, me anular.”
Juliana também destacou que o abuso sexual muitas vezes envolve uma pessoa de confiança, o que torna o trauma ainda mais complexo.
“Na maioria dos casos, é alguém próximo, alguém conhecido da família. Até entender que a confiança foi quebrada e que a culpa não é sua, leva tempo… Anos. Nosso cérebro tenta nos proteger, colorindo as memórias de forma diferente para aliviar a dor. Mas, ao final, você percebe que, sim, aquilo foi abuso sexual, e foi uma experiência horrível.”
Essa revelação corajosa de Juliana Paes abre um diálogo importante sobre o impacto do abuso sexual e como ele afeta as vítimas, muitas vezes por anos, antes que elas consigam processar e lidar com a dor.